top of page
Search

Sindrome de Burnout

Saiba mais com o professor Bruno Capadeiro da Universidade Federal Fluminense.



Acabou o carnaval e o Brasil volta a trabalhar. Não é verdade por que para que o carnaval aconteça muita gente precisou trabalhar.


Na volta muita gente se sente desanimado, com fadiga num começo do ano em que as energias para o trabalho de renovam.


Qual seria a causa?


Dengue, xigungunha ou até mesmo covid. Pode ser uma outra coisa que é conhecido como

“Burnout”.


Quem melhor explica é o professor Bruno Capadeiro da Universidade Federal Fluminense.

“ O Burnout é um tipo de resposta prolongada a expressores emocionais e interpessoais crônicos no trabalho. O que acontece?


Ele tem sido descrito como uma vivência profissional em que a pessoa se sente desgastada, ela perde energia, ela ela queima completamente . Ele é uma síndrome, conjunto de sinais e sintomas, então ele não chega a ser uma uma patologia, um transtorno, algo que se cronifica com o tempo. Mas ele pode ser uma uma resposta prolongada ao estresse.


Então o que que acontece com a pessoa? Como que a gente identifica o Burnout, né?


A pessoa ela apresenta sentimentos de desgaste emocional, de esvaziamento afetivo, Que representam essa exaustão emocional ela passa por reações negativas em relação ao trabalho, uma certa insensibilidade ou afastamento do da sua tarefa de trabalho ou das pessoas que deveriam receber o seu serviço por exemplo né? Ou cuidados enfim que é o que foi caracterizado como uma despersonalização. E um terceiro elemento central é a diminuição do envolvimento pessoal no trabalho, então a pessoa ela tem um sentimento de diminuição de competência e de sucesso no trabalho ou seja, ela acha que ela não, que não

ela não é mais capaz.”


Se ao ouvir o professor voce se identificar com os sintomas procure ajuda para um diagnóstico preciso.


A Central de Notícias da Rádio VILA ALPINA é uma iniciativa do Projeto Elza Soares: a voz do milênio. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

Komentarze


bottom of page