top of page
Search

PREFEITURA INAUGURA MAIS UM CENTRO DE ACOLHIDA NO CATUMBI

Novo serviço irá acolher até 100 moradores em situação de rua que estavam no CTA 11, na Mooca.


REPORTAGEM POR HIGOR DEL CARMO



A Prefeitura de São Paulo, junto com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, entregou na última sexta-feira, 27 de janeiro, o Centro de Acolhida para Adultos Cidade Refúgio II. Com capacidade para acolher até 100 pessoas, este é o segundo serviço voltado aos moradores em situação de rua a cumprir o processo de reordenamento da rede socioassistencial iniciado no Centro Temporário de Acolhimento 11.


O novo espaço conta com uma equipe de 30 funcionários para auxiliar na gestão do espaçoe atendimento aos acolhidos e a administração é feita pela Organização da Sociedade Civil Centro de Capacitação para Vida Projeto Neemias,com um repasse mensal para manutenção e operacionalização do serviço de R$ 327.929,67.


Além do acolhimento, o equipamento disponibilizará atividades de convívio, como rodas de conversas, assembleias com a gerência do serviço e reuniões mensais com grupos autônomos dos Alcoólicos e Narcóticos Anônimos, atividades de inclusão social, escolar e profissional, retorno ao convívio familiar e/ou local de origem e dentre outras.


O prefeito Ricardo Nunes falou um pouco sobre o espaço e como ele será feita a reinserção dos acolhidos no mercado de trabalho:


“Este Centro de Acolhida faz parte de um processo que a prefeitura está desenvolvendo que, além de abrir novos centros de acolhida, está ressignificando aqueles que tinham muitas pessoas sendo atendidas. Antes tinham 400 pessoas, não era possível ter um bom atendimento. Então além da gente ampliar o serviço, a gente tá requalificando.

[...] Há acompanhamento aqui para que eles possam buscar um curso profissionalizante e se reinserir no mercado de trabalho, buscando sua autonomia. Esse é o grande objetivo desse Centro de Acolhida.

[...] Lembrando que nós fizemos 10mil Bolsas Trabalho, sendo que 6mil foram de pessoas em situação de rua, todos eles com acompanhamento e novos cursos profissionalizantes. Então tem essa questão da alfabetização, eles podem utilizar o EJA ou o MOVA, mas reforçar que tem essa questão deles poderem fazer a atualização da sua capacidade profissional com os cursos profissionalizantes e poderem ser reinseridos no mercado de trabalho.”


O Centro de Acolhida Cidade Refúgio II fica na Rua Marcos Arruda, 274, no Catumbi. O horário de inscrição para entrar é a partir das 17h e os portões fecham às 20h.


A Central de Notícias da Rádio VILA ALPINA é uma iniciativa do Projeto Elza Soares: a voz do milênio. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

Σχόλια


bottom of page