top of page
Search

Portal da Mooca, o museu virtual que conta toda a história do bairro



O que você sabe sobre a história do seu bairro? Muitas vezes, um pequeno detalhe, um estabelecimento ou um monumento têm por trás histórias que marcaram épocas, mas talvez estejam esquecidas hoje. O Portal da Mooca é um site que busca resgatar os acontecimentos que marcaram o bairro, assim como estão sempre em busca de novas histórias, além de terem um espaço para crônicas e poesias disponíveis para os moradores.


Desde agremiações esportivas do bairro até famílias e personalidades marcantes fazem parte do roteiro do Portal.


“A ideia do Portal surgiu com o meu pai, ele queria criar um site onde a gente pudesse ir registrando todas as histórias da Mooca, a história do Juventus, porque ele percebia que essas histórias iam desaparecendo à medida que os mais velhos iam morrendo, então ele queria criar esse site para ter um registro para essa história não morrer”, comenta Bianca Machado, idealizadora do projeto.



Com mais de 20 mil seguidores no Instagram, no Portal da Mooca também há divulgação dos eventos que ocorrem no bairro.


“O meu pai nasceu na Mooca, hoje ele tem 75 anos, meu avô veio da Itália e veio morar na Mooca quando veio ainda jovem, então a minha família é muito tradicional aqui do bairro. Meu pai tem um arquivo muito grande de informações, de fotos, de reportagens, então muita coisa é arquivo nosso e muita coisa a gente recebe do mooquenses, histórias, fotos e etc”, conta.


As informações do site e das redes sociais são alimentadas pela Bianca e pelo pai dela, que conhece muita história do bairro e busca preservar essa memória. Mas também os moradores do bairro participam, enviando fotos, acontecimentos, histórias e novos momentos que vão preenchendo o Portal de passado e presente.


O bairro da Mooca, situado na Zona Leste da capital paulista, é historicamente um local de imigração italiana. Durante o século XX, o bairro era bastante industrial, o que favoreceu a chegada dessa mão de obra que chegava de outro continente. Devido a essas características, a cultura italiana está por todos os lados. Lá é onde acontece a tradicional festa de San Gennaro e onde está localizado o Memorial do Imigrante.


O site é, metaforicamente, um portal. Nele, mesmo você não morando no bairro, é possível viajar por histórias que aconteceram ali de contextos da própria história do Brasil, narrados por gente que vive ali há pelo menos 7 décadas.


Confira mais no site ou nas redes sociais e quem sabe você se inspira a criar um museu virtual sobre o seu bairro. Quais histórias você gostaria de contar?



Este projeto foi realizado com o apoio da 5a Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo

Comments


bottom of page