top of page
Search

O Carnaval no inicio do século XX

Professor Eweron Figueiredo, explica como era o carnaval no Século XX




Rádio Vila Alpina entra nesse carnaval contando uma de história desse fenômeno que envolve todas as classes sociais

Tudo começa com o “entrudo” trazido pelos portugueses


O "Entrudo" era um tipo de brincadeira de carnaval, possivelmente trazido pelos portugueses da Índia.


Sua principal manifestação do Carnaval do Rio de Janeiro na primeira metade do século XIX.


Os participantes que saíam às ruas em grupos jogavam nas pessoas ovos e bolas de cera cheias de água (limões de cheiro).


O Prof. Ewerton Figueiredo explica como era o carnaval no início do século XX:


“No século dezenove você começa a ter a formação dos chamados cordões carnavalescos. Então a rua é fechada com cordões e as pessoas na rua fazem a festa fazem seus desfiles. Usam suas fantasias vão cantando, aparece o Zé Pereira com o tambor e você já não tem mais aquele arremesso de limões de cheiro, de água, de farinha como eram os tempos do entroudo, no final do século dezenove, mais precisamente em mil oitocentos e noventa e nove, você tem a primeira marchinha de Carnaval da história do Brasil, que foi composta por Gonzaga.


Chiquinha Gonzaga foi a primeira maestria brasileira. Ela foi a primeira mulher a reger uma orquestra. E ela compõe a famosa marchinha abre alas. Que até hoje eh é um símbolo de um do Carnavalcom isso nós entramos no século vinte. No século vinte, no início dele, o Rio de Janeiro é a capital do Brasil, você tem várias manifestações de Carnaval. Você tem a presença da populaçãomais humilde imigrantes, negros, ex-escravos que participam dessas cerimônias.”


A Central de Notícias da Rádio VILA ALPINA é uma iniciativa do Projeto Elza Soares: a voz do milênio. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.


Comments


bottom of page