top of page
Search

Mais de 70 milhões de brasileiros estão inadimplentes; mulheres são as mais endividadas




Em cinco anos, o número de brasileiros inadimplentes passou de 59,3 milhões, em janeiro de 2018, para 70,1 milhões, em janeiro de 2023, um recorde na série histórica. É o que mostra estudo inédito da Serasa Experian, divulgado recentemente.


Não só a inadimplência cresceu, como o valor das dívidas também. Em média, cada inadimplente deve R$ 4.612,30. Em janeiro de 2018, era R$ 3.926,40. Houve um crescimento de 19% no período.


Em relação à faixa etária, os idosos com 60 anos ou mais estão entre os mais impactados. Os endividados aumentaram 17%, em comparação a outras faixas etárias, com alta de 12%.

As mulheres estão com mais dívidas a pagar em relação aos homens. Entre elas, a alta foi de 18% no valor das dívidas; e entre eles, 16%. As dívidas que mais subiram foram as financeiras, com elevação de 71%.


De acordo com a economista Marilane Oliveira Teixeira, doutora e pesquisadora do CESIT/IE-Unicamp, a inflação e os juros altos são os fatores que impulsionaram o aumento da inadimplência no país, sobretudo entre as mulheres, que são as mais endividadas no Brasil atual.


“Acho que um componente importe são as taxas de juros que estão muito elevadas no país. Uma compra que é realizada em 12 ou 24 vezes pode triplicar o valor. Nós estamos com taxas de juros das mais elevadas na última década e isso contribuiu com o processo de endividamento. Outro fator importante é a qualidade do trabalho, a informalidade está batendo recorde, nós nunca vivemos numa situação com um número tão alta de trabalhadores informais. E, no caso das mulheres, a maioria são solos e responsáveis pelo sustento da sua família. Quando elas se endividam vão privilegiar a segurança de sua família e vão retardar determinados compromissos, que foram realizados em um período anterior”, explicou.


O governo federal anunciou que vai criar ainda neste mês de março um programa para atender as pessoas endividadas, entre elas as que contraíram empréstimo consignado oferecido pelo Auxílio Brasil em 2022, modalidade implantada para permitir a inclusão de pessoas inadimplentes de volta à economia.


A Central de Notícias da Rádio VILA ALPINA é uma iniciativa do Projeto Elza Soares: a voz do milênio. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

Comments


bottom of page