top of page
Search

Linguagem neutra

Professora Leticia explica sobre a linguagem neutra



No último dia 11, por unanimidade, o STF considerou ilegal lei estadual de Rondônia que proibia o uso da linguagem neutra na grade curricular e no material didático de escolas.


O que é essa linguagem neutra ou inclusiva?


A rádio Vila Alpina ouviu a professora Leticia da plataforma português com Leticia


A linguagem neutra é um sistema linguístico que propõe a não marcação do gênero feminino e do gênero masculino nas palavras. Como assim?

Em língua portuguesa nós temos palavras do gênero feminino e palavras do gênero masculino. Por exemplo: me identifico com o gênero feminino. Então eu digo é eu sou bonita, por exemplo. E o Pedro, por exemplo se identifica com o gênero masculino. Então nós dizemos o Pedro é bonito gênero feminino bonito, gênero masculino. Qual é a proposta da linguagem neutra? Que além dessas duas palavras para se referir ao gênero feminino gênero masculino além dessas palavras haja uma terceira palavra para se referir a pessoas que não se identificam nem com o gênero masculino nem com o gênero feminino. Essas pessoas são não-binárias,isso uma outra forma de chamar a linguagem neutra é linguagem não binária porque pessoas não-binárias? Porque elas não se encaixam nesse binarismo homem versus mulher. Vale dizer que a linguagem neutra se aplica apenas a pessoas, não serve pra animais e objetos. Sendo assim, palavras como computador, ventilador, pente, cachorro continuam sendo masculinas e palavras como lua, vaca, estante continuam sendo femininas.


A Central de Notícias da Rádio VILA ALPINA é uma iniciativa do Projeto Elza Soares: a voz do milênio. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

Comments


bottom of page