top of page
Search

Investimentos no Programa Nacional de Alimentação Escolar são retomados

Pesquisador da USP explica que para ter uma boa política de alimentação escolar na rede de ensino é fundamental que os pais e mães se envolvam no cotidiano da escola.




O programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. O repasse é feito do governo federal para os governos municipais e estaduais.

Este programa tem se mostrado um importante aliado da política de combate à fome e à desnutrição. O pesquisador da USP Gustavo Vidigal ressalta a importância do projeto.

“Eu estudei a relação do CAE (Conselho de Alimentação Escolar) na implantação dessa política pública na cidade e depois de um ano de pesquisa alguns resultados são públicos. Um deles é que quanto maior a participação social, mais efetiva é a implantação da política pública. Ou seja, quanto mais fortalecido é o trabalho do CAE, melhor será o gasto público e a implantação da merenda na cidade.

Gustavo também estudou a relação dos Conselhos de Escola com as políticas de relação escolar e de acordo com ele, segue o mesmo paradigma: quanto mais os pais e mães estiverem envolvidos na implantação da política de alimentação escolar nas escolas, melhor vai ser o resultado.

“Sempre importante lembrar que durante o governo Bolsonaro, o repasse diminuiu muito o valor, eles não reajustaram o valor proporcionalmente ao que vinha sendo feito, isso acarretou em um volume cada vez menor de recursos, que por sua vez, acarretou numa compra de uma merenda de mais baixa qualidade. Agora o presidente Lula, em menos de 100 dias de mandato, corrigiu essa distorção de repasse e a gente já pode sentir uma melhora na qualidade da alimentação escolar”, afirma ele.


A Central de Notícias da Rádio VILA ALPINA é uma iniciativa do Projeto Elza Soares: a voz do milênio. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.


Comments


bottom of page