top of page
Search

Governo publica portaria com suspensão do cronograma do Novo Ensino Médio




O governo federal publicou uma portaria que suspende a implementação do Novo Ensino Médio por 60 dias após a conclusão da consulta pública.

O cronograma de implementação do Novo Ensino Médio foi publicado em 2021, durante a gestão de Jair Bolsonaro. Na ocasião, o novo modelo educacional seria implementado ao longo dos anos, sendo finalizado com a promoção de um novo Exame do Ensino Médio (Enem) já em 2024.

Segundo Camilo Santana, ministro da Educação, o prazo de 60 dias - estipulado pelo governo para análise do novo ensino médio - será usado para se dedicar à formatação do Enem, que em 2023 segue o modelo já existente.

Na prática, a suspensão dos prazos de implementação não altera o dia a dia das escolas, que vão continuar sob diretrizes do Novo Ensino Médio.

Fernando Cássio, professor da Universidade Federal do ABC e integrante do comitê diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, explica as armadilhas do novo ensino médio.

A reforma faz algumas promessas bonitas para a juventude brasileira como, por exemplo, a de flexibilizar o currículo para que todo mundo tenha a liberdade de escolha do que cursar na escola. Tem a proposta de poder fazer curso técnico e sair com emprego da escola, de expandir a carga horária, além de prometer estudo em tempo integral. [...] Em 2022, quando o projeto passou a vigorar nas escolas, instalou-se o caos. O novo ensino médico elimina disciplinas escolares, substitui por matérias esdrúxulas, sem conteúdo, e desorganiza a rede de ensino. Na prática, os alunos de escolas pequenas não têm opção nenhuma de escolher do que vai fazer, não têm professores para as disciplinas, são ofertadas disciplinas sem conteúdo. O ensino médio está sendo disseminado no Brasil”, disse.

Devido o desmonte no ensino público do país, o tema do Novo Ensino Médio tem sido objeto de pressão no novo governo por parte de alunos, professores e movimentos sociais relacionados à Educação, que em maioria pedem a revogação total da medida.

A suspensão, ao ser anunciada, foi lida como um pequeno avanço, mas nada definitivo.


A Central de Notícias da Rádio VILA ALPINA é uma iniciativa do Projeto Elza Soares: a voz do milênio. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.


Comments


bottom of page