top of page
Search

ESTUDANTES DO TRANSCIDADANIA SE FORMAM E GARANTEM ENTRADA NO MERCADO DE TRABALHO.

Reportagem: Caroline Rossetto

 

 

Nos vinte anos em comemoração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania em parceria com a Prefeitura de São Paulo, comemora mais uma conquista.

 

No dia 29/01, foi realizada a formatura dos alunos beneficiários do Programa Transcidadania para a população LGBTQIA+ (homens e mulheres trans, transexuais e travestis). O programa ajudou essas pessoas a concluírem o ensino fundamental ou médio. Muitos desses beneficiários não conseguiram concluir os estudos anteriormente, devido a hostilidade, preconceito ou péssimas condições de sobrevivência.

 

O objetivo do programa é reintegrar socialmente e resgatar a dignidade de pessoas que vivem à margem do preconceito e da vulnerabilidade. A jornalista e agora Coordenadora Municipal da Secretaria da Diversidade de São Paulo, Léo Áquilla, esteve presente na solenidade, e estava feliz em formar mais uma turma:

 

“Eu acho que é um divisor de águas. A gente está aqui para fazer a transformação. É a mudança mesmo. Se não houver mudança, não faz sentido. Então, a gente tem que começar a escrever uma nova história. Fala-se tanto dos dados negativos, mas nós temos uma política positiva que as pessoas insistem em não levar para a frente, mas a gente insiste em não desistir. Hoje, tivemos a formatura dessas meninas. Todas saindo daqui com seu emprego garantido. Eu estou muito feliz. É uma noite de realização. Enfim, acho que a mudança chegou e chegou definitivamente”.

 

Além da formatura, mais de 100 vagas de emprego foram destinadas a essas meninas e meninos. Empresários de grandes companhias estiveram pessoalmente no evento para oferecer as oportunidades aos interessados, ali na hora.

 

Uma das preocupações, é a permanência do candidato no trabalho, devido a possíveis atos preconceituosos. A solução encontrada é educar a pessoa levando conhecimento e acionando uma equipe multidisciplinar especializada que pertence a Secretaria Municipal do Trabalho para monitorar a vivência do contemplado no mercado de trabalho.




A Central de Notícias da Rádio VILA ALPINA é uma iniciativa do Projeto A MÚSICA BRASILEIRA CONTRA O RACISMO. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

 

Comentários


bottom of page