top of page
Search

EPIDEMIA DE DENGUE SE ESPALHA POR SÃO PAULO.

Reportagem: Caroline Rossetto

 

A dengue vem se espalhando por São Paulo e cidades do interior paulista. A secretaria de Saúde de São Paulo considera os casos como uma epidemia, já que há casos no Brasil inteiro. Seis municípios paulistas já decretaram situação de emergência, devido ao crescimento da doença, desde o começo deste ano.

 

Já são mais de 29 mil casos de dengue confirmados em todo o Estado e até o momento, oito óbitos em decorrência dessa doença, incluindo a morte de um idoso, de 76 anos, morador da Zona Leste da capital.

 

Segundo o Ministério da Saúde, a dengue é uma das arboviroses mais prevalentes das Américas e é causada pela picada da fêmea do mosquito aedes aegypti. O motivo para o crescimento dos casos, é ocasionado pelos efeitos do El Niño (uma combinação entre chuvas fortes e alta temperatura) e os tipos 2 e 3 de dengue no Brasil, que até então, não haviam sido registradas. Infectologistas alertam que o pico dessa epidemia é entre março e abril e a expectativa é que piore o quadro, se nenhuma ação for executada.

 

O Secretário Municipal de Saúde de São Paulo, Luiz Carlos Zamarco, explicou sobre as ações que serão feitas para atenuar os efeitos:

 

“São Paulo vem tomando algumas ações preventivas desde o ano passado. Nós, preocupados com a possibilidade do aumento da dengue por conta das mudanças climáticas, São Paulo já se antecipou e a gente já estava sabendo. Com a evolução dos processos climáticos como chuvas fortes e temperaturas acima de 28 graus; tudo isso é um ambiente muito propício para proliferação do mosquito da dengue. Então, visando isso, São Paulo já contratou novos funcionários para integrar o quadro da COVISA através de concurso público. O prefeito Ricardo Nunes contratou 703 funcionários, concursados e comprou mais 30 picapes para fazer nebulização. Então, nós passamos de 36 para 66 picapes. Compramos 30 novos equipamentos, para fazer o famoso fumacê, que é a nebulização que fazemos durante a madrugada e no começo de janeiro, o momento que ele já começou a se demonstrar de forma expressiva, nós aumentamos o número de agentes de 2.000 para 12.000, fazendo uma busca casa a casa, orientando a população. E é muito importante a participação da população nessa situação, porque 80% dos criadouros estão dentro dos domicílios”, alerta ele.

 

Para evitar focos de dengue, o correto é evitar ter focos de água parada em todos lugares. O ideal é tirar água de pneus, plásticos e vasos de planta, além de verificar caixas d'águas e vedá-las de forma adequada.

 

A boa notícia é que a vacina da dengue já está entre nós. A Qdenga é um imunizante contra a dengue que foi aprovado pela Anvisa em 2023. O imunizante é aplicado em 2 doses, com um intervalo de 3 meses entre as aplicações. A vacina começou a ser aplicada no começo de fevereiro de 2024 e por enquanto, o público alvo são adolescentes entre 10 e 14 anos de idade.





A Central de Notícias da Rádio VILA ALPINA é uma iniciativa do Projeto A MÚSICA BRASILEIRA CONTRA O RACISMO. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

コメント


bottom of page