top of page
Search

Edson Arantes do Nascimento faleceu quem continua vivo é “Pelé”





"Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, é um ex-esportista brasileiro, considerado o maior jogador da história do futebol, personalidade mundial do esporte e popularmente chamado de Rei do Futebol. Nasceu na cidade de Três Corações, em Minas Gerais, no dia 23 de outubro de 1940. É filho de João Ramos do Nascimento (também ex-jogador de futebol, conhecido como Dondinho) e Celeste Arantes do Nascimento. Morreu aos 82 anos, em 29 de dezembro de2022, em São Paulo.


Aos quatro anos de idade, Edson e sua família mudaram-se para Bauru, em São Paulo. Nessa época, ele era chamado de Dico pela família e de Edson pelos amigos. Influenciado pelo pai, Dico sempre foi fã de futebol e logo começou a fazer parte dos times de garotos que jogavam nas ruas de Bauru. Ele gostava de atuar no gol, inspirado no goleiro José Lino da Conceição Faustino, o Bilé, amigo de time de seu pai, o Vasco de São Lourenço (Minas Gerais).


Como Edson não conseguia pronunciar o nome Bilé corretamente, durante os jogos com os amigos, ele falava algo semelhante com “Seguuura, Pilééé! ”, quando fazia suas defesas. O fato fez com que os amigos passassem a chamá-lo de Pelé. Ele não gostou disso, e foi aí que o apelido pegou entre os amigos.


Além dos jogos de futebol, durante a infância, o garoto ajudava a família como podia. O pai lesionou-se e não continuou a jogar futebol, o que deixou a família em dificuldades. Para contribuir com a renda familiar, Pelé trabalhou como engraxate em Bauru.


"A rádio Vila Alpina não pode começar o ano sem homenagear Pelé. O que falar desse jogador quando tudo já foi falado. A produção do programa selecionou o depoimento do jogador e comentarista Casa Grande.


"Pelé ele ele não é o ele não foi o melhor jogador do mundo ou o atleta do né? Ele foi ele é o melhor né?

Porque ele passou, ele transcende o futebol, ele é conhecido no mundo todo, sempre foi conhecido no mundo todo e nem todo mundo sabia o que era futebol. Brasileiro, Pelé. Então o Pelé era o nosso passaporte. O Pelé foi o passaporte de muitos brasileiros da década de sessenta, setenta, oitenta, onde você chegava você era bem recebido porque você era brasileiro do país do Pelé né?

Então o Pelé tem uma representatividade eh não só futebolístico, representatividade política, antirracista porque o Pelé eu acho que ele não precisa se ele falasse alguma coisa seria cover.

Ele é ele é um jogador negro considerado atleta do século melhor jogador de futebol de todos os tempos o rei do futebol ele não precisava falar.

Quando a pessoa é um grande jornalista fala assim, é o Pelé de jornalista. O cara é um ótimo eh jogador de tênis. Pô esse cara é o Pelé do tênis. O nome Pelé virou sinônimo do melhor”


A Central de Notícias da Rádio VILA ALPINA é uma iniciativa do Projeto Elza Soares: a voz do milênio. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

Comments


bottom of page