top of page
Search

Cuidados com a saúde no verão

Janeiro chegou e com ele a alegria do calor.








O sol está presente nas praias, nos campos de futebol e no simples passeio de bicicleta.


Queimaduras solares, micoses, frieiras, infecções bacterianas, dermatites e o aparecimento de irritações na pele, são alguns dos problemas que podem surgir durante os dias mais quentes do ano.


Para curtir a estação sem se arriscar, é necessário tomar alguns cuidados.


A dra. Jade Cury, médica dermatologista, explica tudo o que você precisa saber sobre o assunto:


“O Brasil tem uma radiação solar alta, durante todo o ano, o raio UVA ele é constante ao longo do ano, verão, inverno, mas a radiação UVB ela é mais intensa no verão e também no verão pelo clima favorável as pessoas se expõem muito mais, saem muito mais de casa, é um clima convidativo pra você ir ao ar livre, fazer atividades ao ar livre. Então isso também vai te ajudar nessa exposição aumentada. Além disso, a umidade, o calor em excesso vai levar um aumento da transpiração respiração e isso leva além de poder obstruir poros, aumenta a proliferação de bactérias e fungos que gostam desse ambiente quente e úmido pra proliferar e tudo isso vai levar a um aumento das dermatoses, das doenças de pele.


A água água do mar, a água da piscina elas vão colaborar para o ressecamento da pele, predispondo a dermatites de contato ou às vezes fazer um rebote, porque quando a pele fica ressecada ela interpreta que produzir mais óleo mais sebo e aí pode em quem tem uma predisposição por exemplo a acne tem uma piora de condições como a acne, a acne solar. As mais comuns acho que as infecções são frequentes porque fungo, bactéria gosta de calor e de umidade.


Então, nas infecções bacterianas, a gente tem as foliculites, por exemplo, a gente fica muito tempo ali com a roupa de banho úmida e ocluindo aquela região e obstrui os folículos e pode predispor a uma foliculite bacteriana, a bactéria aproveita a entrada, o buraquinho do folículo do pelo pra fazer uma infecção.


Além disso, as infecções fúngicas, as micoses, então eu tenho a frieira, porque também a umidade, com o calor, vai ficar ali aquele pé fechado no calçado o dia todo, suando, quente, úmido, aí eu vou ter que é uma infecção fúngica. Posso ter na virilha também, embaixo da mama que são áreas que ficam também mais umidade mais quente”


A Central de Notícias da Rádio VILA ALPINA é uma iniciativa do Projeto Elza Soares: a voz do milênio. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

Comments


bottom of page