top of page
Search

AUMENTO POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA

Um dos bairros mais tradicionais e conhecidos de São Paulo, a Mooca, na região leste/centro, teve um aumento bem expressivo na população de rua, nos últimos dois anos.

A pandemia foi uma das principais causas para que esse aumento acontecesse/ segundo o censo da população de rua, a subprefeitura da Mooca relatou um crescimento de 170%. De 2019 para cá, o número foi de 1419 pessoas para 2254 pessoas. Outra causa para esse crescimento, é a constante ações policiais que ocorrem na cracolândia, região central da cidade. Essa migração pode ter ocorrido para o bairro, devido ao número menor de intervenções policiais.

Além disso, o senso também identificou pontos na cidade de grande concentração de moradores em situação de rua. Em 2019, havia quase 7000 locais e no ano passado, foram registrados quase 13 mil pontos, ou seja, um acréscimo de 82,5%.

Além da Mooca, outros bairros como Tucuruvi, Penha, Vila Mariana, Ipiranga e Vila Nova Cachoeirinha, tiveram esse crescimento.

Por causa desse problema, a prefeitura de São Paulo, desenvolveu o “programa reencontro”, em conjunto com diversas subprefeituras para ajudar famílias que estejam nessa situação.

Em um primeiro momento, serão cerca de 1,6 mil vagas de moradias temporárias e 3 mil vagas de moradias permanentes para pessoas que estão na rua há menos de um ano.

Além disso, nas próximas semanas, serão oferecidas mais mil vagas em hotéis e um acréscimo de quase 3 mil vagas em centros de acolhidas como: moradias inclusivas, repúblicas, albergues, entre outros.




A Central de Notícias da Rádio VILA ALPINA é uma iniciativa do projeto: O Universo dos Mangás na Cultura Pop.


Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.



Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.



Comments


bottom of page