Consultorias públicas presenciais colocaram em evidência as necessidades da classe artística.
por João Victor Montoza
A Política Nacional Aldir Blanc de fomento à Cultura, conhecida como PNAB, tem sido uma ferramenta pública para fortalecer e fomentar a produção cultural em todo país, entendendo sua aplicação de modo personalizado para as necessidades de cada região, ela desempenhou um papel importante no apoio ao setor cultural, mesmo em meio a pandemia.
E para discutir, esclarecer e debater com a sociedade civil a aplicação dos recursos destinados à PNAB, duas consultas públicas presenciais foram realizadas para falar a respeito das alterações realizadas no Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR) desta lei. Carlos Maga, produtor cinematográfico, comentou sua expectativas para o setor audiovisual,
“A lei Aldir Blanc é mais ampla né, a gente tem a Paulo Gustavo que é muito focada no audiovisual, e a Audie Blanc é pra diversas áreas artísticas, mas eu creio que vai ter um pedacinho do bolo, também pro audiovisual.”
As consultas públicas presenciais, realizadas em fevereiro e março deste ano, debateram detalhes sobre valores destinados a cada categoria de produto cultural, as cotas de inclusão, além de também ter comentado sobre os valores destinados a cada módulo de Pontos e Pontões de Cultura e as mudanças implementadas no projeto. O Produtor musical Victor Silvério, comentou sua visão sobre o apoio do poder público na arte.
“Eu acredito que um fomento, é algo que vai impulsionar, porque o sistema não é uma muleta que você vai estar sempre utilizando para caminhar, ele vai servir como um degrau, um degrau que proporcionará que você suba por si próprio os outros degraus.”
Os espaços colocaram a sociedade civil, em posição de opinar e tirar dúvidas sobre o projeto, com os coordenadores Pedro Leão, e Matheus Fernandes, da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa. Uma consultoria pública virtual, também já havia acontecido entre os dias 12 a 17 de fevereiro, por meio da plataforma Participe+.
A Central de Notícias da Rádio Vila Alpina para a vida é uma iniciativa do Projeto “Democracia no ar! A saga das rádios comunitárias no Brasil”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora
Yorumlar