top of page
Search

Após pedidos, o acesso da Rua Cavour para a entrada do Metrô Vila Prudente é revitalizado.

Reportagem: Caroline Rossetto

A estação da Vila Prudente, na Linha Verde do Metrô, foi inaugurada em 2010 e desde então, os moradores, usuários e trabalhadores do entorno, reclamavam que o acesso a ele, pela Rua Cavour, era muito difícil: mal tinha iluminação, as escadas eram estreitas e não tinha rampas de acesso para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.


Mais de 10 anos depois, o problema foi solucionado. A nova entrada foi entregue em 22 de dezembro de 2021, totalmente reformulada e ampliada, com uma nova rampa de acessibilidade, deck de madeiras, bancos de descanso e o aumento da iluminação.


A mudança agradou bastante os usuários. É o que afirma o estudante, Bruno de Oliveira, de 16 anos:


“O Metrô da Vila Prudente passou por uma obra ultimamente e deu uma melhorada. A escola era menor e aumentaram. Colocaram uns bancos. Na minha opinião, ficou muito bom. As pessoas param para descansar e agora tem espaço para guardar as bicicletas”, afirma.


Bruno, que vende chocolates para a mãe para ajudar na renda mensal de casa, fica por ali, cerca de 4 horas por dia e reparou que a rampa de acesso para os cadeirantes melhorou bastante.


“Melhorou muito. Antes só tinha a escada e era muito difícil para o cadeirante descer. Muito complicado


Essa revitalização é um dos planos de um projeto de R$54 milhões na ampliação da Vila Prudente que contempla mais escadas rolantes, novos sanitários, mais investimento em iluminação, melhorando o fluxo de circulação dos pedestres e passageiros, além de oferecer mais conforto aos usuários.


O projeto paisagístico é outra pauta importante, está sendo colocada em prática e tem obtido resultados. É o que observa a estudante de Farmácia, Naya Teresa:


“Na minha opinião, aqui ficou mais bonito. Geralmente, não tenho opinião relacionada a obras. Ficou maior aqui. Realmente, não tinha bancos e mais nada para quem quisesse descansar um pouco ou esperar alguém. Para mim, ficou mais acolhedor”, conclui.


Essa mudança foi uma conquista dos moradores e trabalhadores do entorno que tanto brigavam para ter esse pedaço de descanso que muitos vêm para descansar, após a hora do almoço, fumar, ou até mesmo estudar ou ler um livro.


Essa ação faz parte do projeto, que está em andamento e atende todo o complexo da estação Vila Prudente, mais os terminais das linhas 2-Verde e Linha 15- Prata, com a

execução da Linha 2 - que ligará até a Penha e que futuramente, chegará a Guarulhos e também da Linha 15 até Cidade Tiradentes.


A previsão é que todo o projeto seja entregue em 2023, sem calendário definido.


Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão




header.all-comments


bottom of page