top of page
Search

4ª DOSE DA VACINA

O governo de São Paulo anunciará na próxima quarta-feira ( dia 16) a possibilidade da aplicação da 4ª dose da vacina em idosos contra o coronavírus.

A 4ª dose será aplicada em pessoas acima de 80 anos de idade, atualmente, essa última dose é aplicada em cidadãos, incluindo adolescentes, imunossuprimidos, nesse grupo, estão estão pessoas com câncer, em tratamento com quimioterapia, radioterapia, transplantados, que fazem uso de drogas, além de portadores do vírus hiv/aids.

A proposta analisada pelo comitê do programa estadual de imunização ainda está em discussão com o governador, João Dória, e será decidida, momentos antes do anúncio oficial.

De acordo com a proposta, a ideia é imunizar o novo grupo elegível com qualquer um dos imunizantes disponíveis e que foram devidamente aprovados pela anvisa ( agência nacional de vigilância sanitária) nos postos de saúde pela cidade: coronavac, janssen, pfizer e astrazeneca.

No entanto, para o início da quarta dose, o Estado de São Paulo precisa conseguir atingir a meta da 3ª dose de vacinação da população elegível,segundo dados recentes, cerca de 10 milhões de pessoas aptas a tomar o imunizantes estão com alguma dose atrasada e não foram procurar os postos de saúde.

A data prevista para o início da 4ª dose é dia 4 de abril, cidades do interior Paulista, como Botucatu, já começou a aplicar no grupo mais velho e além de são paulo, estados como espírito santo, acre e ceará, também estão estudando essa possibilidade, fora São Paulo, o mato grosso do sul já começou a aplicar o imunizante pela 4ª vez e o retorno está sendo bem positivo, segundo o governo da cidade.

No entanto, o ministério da saúde não está planejando expandir o benefício da vacina para os idosos e nem para os profissionais de saúde,em nota, a pasta afirma que faltam dados conclusivos para a necessidade de aplicar uma quarta dose para os brasileiros, exceto imunocomprometidos.

Segundo o governador de São Paulo, João Dória, afirma que adotará a quarta dose,sem depender das recomendações do governo federal.

Commenti


bottom of page